Cópia de André Dib - crédito Gabi Saegesser
Iniciação à leitura cinematográfica, com André Dib

Local: Fundaj – Casa Forte
Dias 24/04, 25/04, 29/04 das 14h às 18h
Número de Vagas: 20

> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DISPONÍVEL AQUI!

Sobre a oficina:
Consiste em uma introdução à leitura cinematográfica e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Facilitada pelo jornalista, crítico de cinema e curador do VerOuvindo, André Dib a oficina terá encontros teóricos e práticos.

“A ideia é estimular o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. A dinâmica inclui discussão e análise dos filmes exibidos no Festival VerOuvindo, em exercícios que permitem aos alunos utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Além disso é uma oportunidade de exercitar a relação entre expressão audiovisual e linguagem cinematográfica e ampliar repertório de filmes e leituras sobre cinema.”, explica Dib.

Sobre o oficineiro:
André Dib é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Há dez anos participa de festivais brasileiros e estrangeiros, escrevendo para jornais, revistas e sites da internet. Atua como organizador, curador e consultor de mostras e festivais. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Seu trabalho está reunido em www.revistacinerama.com.

A oficina é gratuita e terá certificado.

11057842_673832329414456_5220089540023072769_o


Orientações para Expressão Vocal na Audiodescrição,
com Leila Freitas

Local: Paço do Frevo
Dias 21/04, 22/04 e 23/04 das 14h às 17h
Número de Vagas: 20

> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DISPONÍVEL AQUI!

Sobre a oficina:
A oficina tem o objetivo de melhorar a qualidade vocal, prevenir alterações na voz e otimizar a performance do audiodescritor. O programa, desenvolvido pela fonoaudióloga e consultora vocal Leila Freitas, inclui técnicas de respiração, ressonância, altura e intensidade vocais, dicção e técnica dos tubos de ressonância na água. Em cada encontro os participantes terão uma ficha de aquecimento vocal que contempla os conteúdos acima.

Sobre a oficineira:
Leila, que também é atriz e locutora, trabalha há 30 anos na área de voz profissional em consultório particular e já fez parte dos cursos de formação do ator da Fundaj, UFPE, do Circuito Pernambucano de Artes Cênicas da FUNDARPE, entre outros. É professora de voz em cursos de interpretação e atua como preparadora vocal de espetáculos teatrais.

A oficina é gratuita e terá certificado.

Larissa CostaProdução de roteiro de Audiodescrição para filmes, com Larissa Costa

Local: Paço do Frevo
Dias 25/04 das 14h às 17 e dia 26/04 das 9h às12h
Número de vagas: 25

> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DISPONÍVEL AQUI!

Sobre a oficina:
Tem o objetivo de apresentar a audiodescrição e detalhar todas as etapas de produção até chegar ao resultado final, além de fornecer noções básicas para a produção de roteiros de audiodescrição, com foco em produtos audiovisuais.

Sobre a oficineira:
Larissa Costa é doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), com a tese intitulada Audiodescrição em filmes: história, discussão conceitual e pesquisa de recepção, é audiodescritora desde 2008 e possui formação em roteiro e locução de audiodescrição. Atua, majoritariamente, na produção e revisão de roteiros de produtos audiovisuais. Tem experiência docente, especialmente na capacitação de profissionais para produção de roteiros de AD. Ela também participou da mostra competitiva nas edições do festival VerOuvindo de 2015 e 2016.

A oficina é gratuita e terá certificado.