> SESSÃO MEMÓRIA
Dia 29/04, 18h30, Cinema São Luiz

Ação entre amigos
Em novembro de 2007 “Amigos de Risco” estreou no Festival de Brasília, obtendo aplausos e elogios de público e crítica. “Um voo livre em direção ao inesperado”, assim escreveu o diretor paulista Carlos Reichenbach, em texto publicado na Folha de Pernambuco: “Para aqueles que enxergam o cinema como uma aventura emocionante de descoberta humana, ‘Amigos de risco’ é uma experiência inesquecível”.

De fato, o filme de Daniel Bandeira surpreendeu pelo domínio narrativo que contrasta com a jovialidade do diretor, à época com 28 anos.  Sua visão do Recife periférico, escuro, impregnado de prazeres, perigos e odores, nos leva a um território movediço, imprevisível, que se sustenta unicamente pela tensão da amizade colocada à prova. O mergulho noturno entre ruas desérticas, becos mal iluminados e frias grades conferem ao longa uma atmosfera próxima a do terror e suspense. A câmera na mão e jamais distante dos atores faz aumentar o contraditório envolvimento emocional, no limite entre a fidelidade e o medo.

“Amigos de Risco” não é somente o longa de estreia de Bandeira, mas de toda uma geração de profissionais do cinema, que na última década se revezaria em dezenas de novos trabalhos que culminam em “Aquarius”, indicado à Palma de Ouro em Cannes. Há um adjetivo para obras assim: seminal. Dez anos depois, temos o prazer de exibir este filme mais falado do que visto, em cópia remasterizada em DCP 2K e acessível para todos os públicos. Boa sessão!

André Dib, Curador do VerOuvindo

ADR Still 01

AMIGOS DE RISCO
PE, 2007, DCP, cor, fic, 88min, 16 anos
Direção: Daniel Bandeira

AD > Roteiro e locução: Liliana Tavares, Consultoria: Felipe Mianes;
Libras > Tradução e interpretação: Anderson Almeida, Consultoria: Thiago Albuquerque
LSE > Bruna Cortez e Robson Souza

Sinopse: Após uma temporada longe do Recife, Joca está de volta. No reencontro com os melhores amigos, Nelsão e Benito, o grupo se joga em uma jornada pela vida noturna da cidade. Buscando aventuras e passando por situações adversas, os amigos se veem correndo contra o tempo para salvar Joca, que inesperadamente passa mal. Sessão comemorativa de 10 anos, com filme restaurado em 2K.

> Com presença do diretor, da equipe do filme e da acessibilidade.

 

rodapé