Jornada VerOuvindo

Masterclass Por trás da câmera

Presencial e Na Rede

12/11 às 10h (Presencial)
Com Bell Machado (SP)

Local: Cinema da Fundação Derby

Graduada em Filosofia e Mestre em Multimeios- Inst. Artes / Unicamp, com dissertação sobre a educação visual da PcDV para o cinema. Audiodescritora, roteirista e narradora na Quesst Consultoria. Artigos publicados na área do audiovisual: A poeticidade da imagem no filme ‘Esplendor’: a linguagem cinematográfica como potência da audiodescrição; Educação e cultura audiovisual: ressonância; Audiodescrição no cinema-a imagem pela palavra (Sesc TV). Entrevistada no Doc Escute – sobre cegueira e cinema.

 

12/11 às 16h30 (Presencial)
Com Jonatas Medeiros (PR)

Local: Cinema da Fundação Derby

É Tradutor Intérprete de Libras. Graduado em Letras/Libras (licenciatura) pela UFPR. Pós-graduando em Produção Cinematográfica e Audiovisual – PUCPR e Mestrando em Estudos da Tradução pela UFSC. Atua como intérprete no  contexto educacional e como tradutor de materiais acadêmicos em videolibras. Tem gosto pela tradução poética e a tradução intermodal/intersemiótica de textos artísticos e literários com interlocução em peças teatrais, conteúdos audiovisuais e produções independentes bilíngues/biculturais.

 

13/11 às 10h (Na Rede – Síncrono)
Com Kleber Mendonça Filho (PE)

É diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema brasileiro. Os seus filmes O Som ao Redor e Aquarius foram incluídos na respeitada lista dos 10 melhores do ano do jornal norte-americano The New York Times, e o terceiro longa-metragem do cineasta, Bacurau, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019.

 

13/11 às 11h (Na Rede – Síncrono)
Com Rodrigo Carreiro (PE)

É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação (Cinema). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (RJ), em 2018-2019. Pesquisa principalmente sobre sound design e gêneros fílmicos. É autor dos livros “Era uma vez no spaghetti western: o estilo de Sergio Leone” (Editora Estronho, 2014), “A pós-produção de som no audiovisual brasileiro” (Marca de Fantasia, 2019), “O found footage de horror” (Estronho, 2021), e autor dos livro-textos “O som do filme: uma introdução” (EdUFPR/EdUFPE, 2018) e “A linguagem do cinema: uma introdução” (EdUFPE, 2021). Lidera o grupo de pesquisa LAPIS (Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som), certificado pelo CNPq.