>> JÚRI TÉCNICO

Eliana Franco
Doutora em Letras (KULeuven, Bélgica, 2000), com pós-doutorado pela UAB (Catalunha, 2006-2007), e especialista em Tradução Audiovisual e Acessibilidade, atuando como legendista e audiodescritora há quase vinte anos. Lecionou na UECE (2000-2002), onde começou a pesquisar a legendagem para surdos, e na UFBA (2002-2014), onde fundou e coordenou por dez anos o grupo de pesquisa TRAMAD (Tradução, Mídia e audiodescrição) que recebeu o prêmio Honoris Causa em 2015 (Festival VerOuvindo, Recife). Liderou projetos de acessibilidade (LSE e AD) para as artes visuais e audiovisuais e foi pioneira na pesquisa da audiodescrição para o público com deficiência intelectual, tanto no Brasil quanto na Europa. Também publicou sobre o tema no país e no exterior e ministrou cursos de formação de audiodescritores na UFBA, UFMA, USP, UFRJ, em ONGs de Salvador, Rio de Janeiro e Vitória, e mais recentemente em São Paulo, em parceria com a Tagarelas Produções. É cidadã do mundo e vive atualmente entre o Brasil e a Alemanha.

> Elizabet Dias de Sá
Elizabet Dias de Sá é professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, onde exerce a função de coordenação do Centro de Apoio Pedagógico Para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual. É psicóloga e especialista em filosofia pela UFMG. Tem especialização em psicologia educacional pela PUC/MG e pós-graduação em audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Como trabalho de conclusão de curso, em 2014, desenvolveu o projeto de pesquisa “A prática da consultoria em audiodescrição”. Participou do júri técnico das edições da mostra competitiva de filmes com audiodescrição do Festival VerOuvindo, em Recife, em 2016 e 2017. Atua como consultora em audiodescrição, sendo criadora e coordenadora do coletivo de consultores.

> Letícia Schwartz
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência visual. Responsável pela coordenação de produção da Mil Palavras Acessibilidade Cultural, Letícia atua como audiodescritora-roteirista e narradora, além de ministrar cursos e prestar serviços de consultoria. Especialista em Audiodescrição (UFJF) e em Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (UECE), é mestranda do programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (UFRGS), em projeto de pesquisa que contempla a audiodescrição em teatro.

> Monica Magnani
Mônica Magnani é atriz, narradora, tradutora, revisora e especialista em audiodescrição. Desde 2011 elabora roteiros de AD de filmes para emissoras de TV, cinema, portais onlines e DVDs, com mais de 100 roteiros produzidos e prêmios em festivais especializados, como o VerOuvindo, de Recife, onde recebeu o prêmio de melhor roteiro de audiodescrição por três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017).

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

>> JÚRI POPULAR

O júri popular concede dois prêmios aos participantes da Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição: o Melhor do Júri Popular, e o Menção Honrosa da Plateia. O júri popular é composto por dois grupos distintos de pessoas com ou sem deficiência: um é formado por sete jurados previamente inscritos, e o outro é formado pelo público presente. A votação será feita logo após a sessão, por meio de cédulas impressas em tinta, em fonte ampliada, e em braille.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

>> JÚRI FEPEC

Esse júri tem como objetivo apreciar os filmes no que tange a potência da obra para a reflexão. Essa atividade colabora para ampliar a compreensão sobre acessibilidade  comunicacional no cinema, serve como um exercício para cineclubistas em formação e incentiva o público com deficiência a frequentar o cineclube É por isso que, desde a segunda edição, o VerOuvindo conta também com o Júri da Federação Pernambucana de Cineclubes, a Fepec, responsável em conceder o Prêmio Melhor Filme para Reflexão.

> Luiz Felipe dos Santos Lima
Cineclube: Cine S.A. (Recife)

> Kate Saraiva
Cineclube: Cineclube CineRua (Itinerante)

Pietro de Queiroz
Cineclube: Cineclube LECgeo (Recife)

rodapé